Horário de Funcionamento: seg a sex: 07:00 às 22:00 - sáb: 08:00 às 18:00 | (41) 3155-0514 | 99225-0514 | [email protected]

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

compass - 1278 x 390

E aí, que caminho devo seguir? Qual curso fazer?

Esta é uma pergunta que muitos jovens se fazem, principalmente quando chegam próximos ao vestibular, pois realmente não é fácil pensar sobre o que você quer fazer nos próximos 30, 40, 50 anos… Este desafio faz com que muitos adolescente e pais procurem ajuda de um profissional, com o intuito de solucionar esta demanda, bastante específica.

A Orientação Vocacional (ou Orientação Profissional) é de uma importância crucial para ajudar os jovens nesta tomada de decisão. É o processo de fazer o indivíduo descobrir e usar suas habilidades naturais e conhecer suas fontes de treinamento disponíveis, a fim de que consiga alcançar resultados que tragam o máximo de proveito para si e para a sociedade (Carvalho, 1995).

De acordo com Lucchiari (1995), a tarefa da Orientação Vocacional é facilitar a escolha do jovem, auxiliando-o na compreensão de sua situação de vida, incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir desta compreensão que o jovem terá maiores condições de definir qual é a melhor escolha.

O psicólogo pode ajudar neste momento, que costuma ser a primeira vez onde o jovem se depara com a necessidade de escolher uma faculdade ou iniciar-se no mercado de trabalho.  Para isso, é necessário saber “quem eu sou, como eu sou”, para que possa escolher o que e como fazer (Neiva, 1995). Pelo processo de autoconhecimento o adolescente pode formular aspirações profissionais realistas e compatíveis com suas características pessoais, interesses, potencialidades e habilidades (Moura, 2004).

Duração: 8 a 10 encontros (cada um com duração de 50 minutos)

Tire suas dúvidas agora mesmo!

Agende Agora!
Powered by
Vivre Psicologia